Financiamento coletivo? Quais erros devo evitar?

25 de Outubro de 2017

Olá investigadores, sou Thiago H. Ferri e estou aqui para dar continuidade no artigo da semana passada sobre Financiamento Coletivo. Se você não viu ainda, confira a primeira parte aqui.

E indo direto ao ponto, já imaginou quais erros você pode evitar num FC (Financiamento Coletivo)?

Bem, vamos lá, vou dividir esse assunto em alguns tópicos para facilitar o entendimento, e já adianto que vou ser um pouco mais técnico e ríspido, pois são tópicos realmente bem importantes.


Playtest

Aqui é um ponto fundamental, lembrando que temos um artigo sobre testes; confira aqui. Não basta só você e seu grupo de amigos gostarem do jogo, você precisa de opiniões sinceras de pessoas do nicho, que jogam constantemente e conhecem muitos jogos. Se você realmente quer lançar um jogo de tabuleiro comece a levá-lo para eventos, envie protótipos para a galera de canais do Youtube, e capte e absorva opiniões de pessoas sinceras, por mais dolorosas que sejam.
Tenha em mente que é melhor acertar aqui do que ter problemas lá na frente.


Pré-Campanha

Nesse ponto gosto de ser bem direto, e se você não tiver isso bem planejado é melhor nem passar adiante. Porque eu digo isso? Todos os meses nós vemos novos projetos de jogos aparecendo em plataformas de Financiamento Coletivo sem nunca termos ouvido falar, ou ter visto qualquer publicação em redes sociais e divulgação... carinhosamente brincamos que são os projetos que chegam de Paraquedas.

Estatísticas mostram que esse tipo de projeto tem 100% chance de falhar. Até hoje não vi um projeto desse tipo ter sucesso em ser financiando. Por isso, faça uma boa divulgação e busque seu público alvo para ter uma pequena noção de quantos apoios você possivelmente pode atingir durante a campanha.

Nesse momento, você vai precisar de um ilustrador e (ou) um designer gráfico parceiro, ou ainda investir seus próprios recursos. Segundo pesquisas de markerting, um dos principais estímulos para influenciar o consumidor a fazer uma compra é a imagem do produto. Quantas vezes você foi ao mercado e comprou algo delicioso que nem tinha pensado em ir comprar?

Trabalho com publicidade há cerca de 14 anos, o suficiente para não ter dúvidas de que a imagem contribui muito com as vendas de um produto. Com o avanço das tecnologias, o marketing digital é uma ótima ferramenta para divulgar seus produtos, e hoje em dia existem cursos gratuitos e muito material sobre isso na internet. Como já falei em outro artigo, o trabalho do Game Designer é fazer o jogo, e não a publicidade, design, ilustração... por isso aconselhamos contratar um profissional da área para auxiliar

Porém, sabemos que pelo projeto ser independente, nem sempre temos recursos para investir dessa forma, então sugerimos procurar um interessado que possa te ajudar com isso, ou é hora de arregaçar as mangas começar a estudar sobre o assunto e tentar fazer da melhor forma possível. Ah, só para reforçar, se errar nesse ponto, dificilmente o próximo vai para frente.

Se prepare, levante números, pesquise os projetos de sucesso; para que você tenha êxito com seu projeto, tenha em mente que ele precisa ter pelo menos 20% de sua meta alcançada nos primeiro dia da campanha. Nem vamos falar de preços aqui, vamos deixar para outro momento quando falarmos sobre produção, componentes e gráficas.


Campanha


Chegou o grande dia, não é? A campanha é algo que deve ser muito bem planejada, lembrando que você está entrando em uma plataforma de FC e seu jogo ainda não está no mercado. Você precisa atrair clientes, sim, você precisa ser um marqueteiro aqui.


Então, eu te pergunto, por que você apoiaria seu jogo no FC? Esqueça que ele é seu, vamos dar algumas ideias.

- Preço? Talvez.

- Só por ajudar? Quem sabe.

- Amigo do criador? É possível.

- Gostou do jogo? Interessante.

- Tem exclusivos só na versão do FC? Pode ser também.

- Metas estendidas bacanas? Importantíssimo.


Aí que está a grande questão. Por que a pessoa vai apoiar seu financiamento? Você precisa convencer o seu público que vale a pena apoiar o projeto. Sem o seu público o projeto não vai sair do papel, então mostre as metas exclusivas, apresente de forma clara, e faça o que puder para influenciar seu público a apoiar o projeto, já que são de grande importância para seu sucesso.

Elabore bem a campanha com informações interessantes do jogo, vídeos, manual, extras legais, preço atrativo... oras, você está vendendo então coloque isso na cabeça e faça o seu melhor!

Quase me esqueci, você provavelmente vai se deparar com pessoas que vão querer jogar seu projeto para baixo, os famosos Haters. Não, relaxa... não caia na deles, seja profissional, não discuta, use isso a seu favor e para o bem do projeto, responda de forma sincera e gentil e não se abale.


Esteja pronto para falhar

É nem tudo na vida é um mar de rosas! Acredito fielmente que se todos os passos anteriores estiverem sido executados de forma correta, as falhas não vão aparecer. Mas esteja preparado, pois FC é uma grande aventura e algo pode dar errado. De qualquer forma, evite ao máximo os erros, e não se deixe abalar.


Pós-Campanha

Aqui foi onde tivemos nossos maiores problemas. Passamos por duas gráficas durante o FC do jogo Possessão Arcana. Pois é, se quiser saber o calvário que passamos veja esse artigo aqui.

Mas, depois de seu FC ter tido sucesso, você deve continuar alimentando seus apoiadores com notícias e novidades. Ah, e tem algumas coisas que eles querem saber, aliás, todo mundo quer:


- Evolução das ilustrações do jogo. Nem sempre é possível deixar todas as ilustrações prontas, já que tem metas estendidas que podem ou não serem alcançadas.

- Como está a produção do jogo?

- Qual é a previsão de entrega do jogo, mediante o andamento da produção? Mantém a previsão inicial ou vai atrasar? É muito importante manter os apoiadores cientes disso!

- E claro, notícias de tudo que está acontecendo sobre o projeto.


Durante o FC do Possesão Arcana, procuramos ser o mais transparente possível. Tivemos atraso e erramos na escolha da gráfica, mas corrigimos e entregamos. Felizmente no final deu tudo certo. Sobre a gráfica e produção vai ser um artigo para outro momento, ok?


Bem, é isso amigos, como sempre fazemos um resumo de tudo que vimos hoje:

Esteja preparado psicologicamente para lançar um financiamento coletivo, além de deixar redondinho seu projeto e toda a estrutura da campanha. Faça uma boa pré-campanha, e sempre alimente seus apoiadores com informações.


Qualquer dúvida, dica ou sugestão, entre em contato pelo SAC aqui no site, na nossa FanPage ou e-mail: contato@sherlocksa.com.br

Abraço e até a próxima.


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