O que é um financiamento coletivo? Devo fazer um?

18 de Outubro de 2017

Olá investigadores. 

Sou Thiago H. Ferri e estou aqui para mais um artigo sobre criação de jogos, ou mais ou menos isso! No último artigo falei sobre os ‘’5 coisa para não fazer na criação de seu jogo".


Hoje vou abordar algo bem interessante. Em outro artigo falei sobre ‘’formas de lançar seu jogo’’, e com base nesse assunto, se você quer se aventurar de forma independente, seja bem-vindo ao FINANCIAMENTO COLETIVO.

Primeiro, vamos entender o Financiamento Coletivo, do qual vamos nos referir a ele a partir de agora de FC, afinal gostamos dessa forma carinhosa de chamá-lo. Vamos dividir esse artigo em 2 partes, então prepare-se :).


Mas antes de começar, aproveitando o gancho, dia 07 de Novembro lançaremos um Financiamento Coletivo do jogo Overdrive: A Batalha do Rock, portanto contamos com seu apoio. Clique na imagem abaixo, se inscreva, e bora levar mais um jogo para as mesas do Brasil?


FC nada mais é que uma plataforma de projetos, onde terceiros dão seus apoios, normalmente de forma financeira, para que um projeto possa ver a luz do dia. Algumas plataformas cobram taxas sobre o valor arrecadado, porém existem outras gratuitas também.


Especificamente falando de jogos, as pessoas interessadas apostam e contribuem para o seu projeto/jogo pagando por ele para que ao final da campanha se inicie sua produção. Normalmente existem dois modelos de FC nessas plataformas.

Tudo ou Nada: Você define uma meta de valor, e caso ela não seja atingida, os apoiadores recebem o dinheiro de volta e seu projeto não é financiado, logo, não será produzido.


Flexível: Com uma taxa maior que o modelo ‘Tudo ou Nada’, porém o que você arrecadar dos apoios, indiferente de ter batido a meta de valor, você utiliza para produzir o projeto. Você define uma meta e se ela for atingida, ótimo, pois a taxa que pagaria reduz para o mesmo modelo do ‘Tudo ou Nada’. Mas cuidado, mesmo que a meta não seja atingida, você se comprometeu com os apoiadores do projeto, portanto vai precisar investir o valor da diferença para iniciar a produção.


No Brasil, FC é uma ótima plataforma e publicidade para lançamento de jogos, porém também é visto com maus olhos. São projetos independentes, e alguns já foram entregues com baixa qualidade gráfica e outros nem foram entregues. Mas não devemos desacreditar, pois existem muitos criadores com boas propostas e que merecem a chance de ver seu jogo ser produzido.



E aí, devo fazer um FC?


Essa é a grande questão! Você está preparado psicologicamente?

É gente, FC é algo extremamente pesado, pelo menos para meu pequeno cérebro. Lembro que quando lancei o FC do Possessão Arcana, numa quarta feira, dia 20/01/2016 ao meio dia, juro para vocês que eu não consegui dormir no dia anterior. Estava ansioso roendo minhas unhas, até que chegou o grande momento, bateu o ponteiro do meio dia.

Atualizava a página a cada segundo, respondia as dúvidas das pessoas, trocava mensagens... foi uma loucura, mas no final valeu a pena. Chegamos a 80% da meta inicial no primeiro dia, e batemos 100% no segundo. Lembro-me de um amigo que veio e falou “vou apoiar o projeto e bater os 100%”, e realmente bateu mesmo. Foi emocionante!


Momento de Reflexão: Estou pensando numa coisa agora, seria legal um artigo sobre a saga do FC, pois temos um artigo falando sobre todos os obstáculos que tivemos na parte de produção dele, mas nada antes, o que acham?


Enfim, é uma pressão muito grande. Agora voltando à pergunta, se você deve ou não fazer um FC, eu diria que é mais complicado do que parece. Na verdade, tem que questionar se o seu jogo está pronto para um FC. Mas, vamos dar continuidade nesse assunto na semana que vem ok? Até lá, que tal já ir pensando nos erros que pode evitar? Pois é exatamente sobre eles que falarei, complementando o artigo de hoje...


Qualquer dúvida, dica ou sugestão, entre em contato pelo SAC aqui no site, na nossa FanPage ou e-mail: contato@sherlocksa.com.br


Abraço e até a próxima.


Sherlock S.A.
contato@sherlocksa.com.br

Rua Palmas,580
Francisco Beltrão - PR
85605-060

Todos os direitos reservados a Sherlock S.A.